terça-feira, 22 de janeiro de 2008

PROGRAMAÇÃO RESERVA CULTURAL - 25 JANEIRO A 01 FEVEREIRO

 De 30 de janeiro a 20 de fevereiro, a Reserva Cultural recebe a exposição 90 Anos da United Artists, que marca o início das comemorações do aniversário de um dos maiores estúdios de Hollywood. São 40 fotografias dos sets de filmagens, making of, cenas e pôsteres de filmes exibidos pela primeira vez no Brasil. A entrada é gratuita.

 

SALA 1

PARANOID PARK – 13H - 14H40 - 16H20 – 18H10 – 20H – 21H50

* Sábado haverá uma sessão de "Paranoid Park", às 23H40

 

SALA 2

O ENGENHO DE ZÉ LINS (DIGITAL) – 13H10

EM PARIS – 14H40

DESEJO E REPARAÇÃO –16H30 – 19H – 21H30

* Sábado haverá uma sessão de pré-estréia de "Juno", às 24H

 

SALA 3

ARMÊNIA – 13H

A QUASE VERDADE – 15H10

A VIDA DOS OUTROS – 17H

EM PARIS –19H30

A ESPIà – 21H20

* Sábado haverá uma sessão de "A Espiã", às 23H55

 

SALA 4

LADY CHATTERLEY (DIGITAL) – 16H

MEU NOME NÃO É JOHNNY – 13H30 - 19H10 – 21H40

* Sábado haverá uma sessão de "Meu Nome Não é Johnny", às 23H55

 

 

Pré-estréia

 

Juno (Juno) – EUA (2007) – 92 minutos. Comédia/Drama. Censura: a confirmar. Direção: Jason Reitman. Com Ellen Page, Michael Cera, Olivia Thirlby, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney, J.K. Simmons.

Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente que engravida de maneira inesperada de seu colega de classe Bleeker (Michael Cera). Com a ajuda de sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu.

Saiba mais

- Filme concorre em quatro categorias ao Oscar® 2008 – Melhor filme, diretor, atriz (Ellen Page) e roteiro original.

 

Estréia

 

Paranoid Park (Paranoid Park) – França/EUA (2007) – 90 minutos. Drama. Censura: 12 anos. Direção: Gus Van Sant. Com Gabe Nevins, Daniel Liu, Taylor Momsen, Jake Miller, Lauren Mckinney.

Alex, um adolescente skatista de 16 anos, visita com um amigo o Paranoid Park, mitológico parque de skate rodeado por ruas violentas em Portland. A atração que a juventude sente por essa cultura, marcada pela liberdade punk e pelo hipnótico ritmo das rodas no concreto, leva Alex a uma rápida amizade com um anarquista qualquer. Algo terrível acontece perto dos trilhos de trem e, de repente, o jovem se torna o centro de uma investigação criminal. O mundo jovem reforça o isolamento que Alex sente por qualquer estranho em relação à sua significativa subcultura.

Saiba mais

- Baseado em romance homônimo do escritor norte-americano Blake Nelson.

- Recebeu o prêmio Espacial do 60º Aniversário do Festival de Cannes (2007).

- Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2007 e ao Independent Spirit Awards, nas categorias melhor diretor, melhor filme e produção.

 

Em Cartaz

 

A Quase Verdade (La Vérité ou Presque) – França (2007) – 95 minutos. Comédia. Censura: 14 anos. Direção: Sam Karmann. Com Karin Viard, André Dussollier, François Cluzet, Brigitte Catillon, Julie Delarme, Sam Karmann, Liliane Rovère.

Os desencontros amorosos de um grupo de personagens que amam ou simplesmente nutrem fortes desejos por pessoas próximas e comprometidas. Porém, eles sabem que ninguém tem que amar eternamente ao outro e que a mentira pode ser uma perigosa aliada.

Saiba mais

- Terceiro longa-metragem do diretor (e ator) Sam Karmann.

- Adaptação do romance True Enough, do escritor americano Stephen McCauley, vencedor do Prêmio Fémina Estrangeiro 2002. É seu segundo romance adaptado para o cinema. O primeiro foi A Razão do Meu Afeto.

- Na França, o livro foi lançado com o título La Vérité ou Presque.

 

Desejo e Reparação (Atonement) – Inglaterra (2007) – 130 minutos. Drama. Censura: 14 anos. Direção: Joe Wright. Com Keira Knightley, James McAvoy, Vanessa Redgrave, Romola Garai, Brenda Blethyn.

Em 1935, o momento político é de tensão, por conta da iminente 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo, Briony Talles e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. No encontro, emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner, o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha Cecília, de um crime que ele não cometeu. A acusação na época destruiu o amor da irmã e alterou de forma dramática várias vidas.

Saiba mais

- Baseado em livro homônimo (Atonement) do escritor inglês Ian McEwan.

- Filme de abertura do Festival de Veneza 2007.

- No Brasil, foi exibido na Mostra Panorama do último Festival do Rio.

- Este é a segunda vez que o diretor Joe Wright e a atriz Keira Knightley trabalham juntos. A primeira foi em Orgulho e Preconceito (2005).

 

A Espiã (Black Book / Zwartboek) Holanda / Alemanha / Bélgica (2006) – 145 minutos. Censura: a confirmar. Direção: Paul Verhoeven. Com Carice van Houten, Sebastian Koch, Thom Hoffman, Halina Reijn, Waldemar Kobus, Derek de Lint, Christian Berkel e outros.

Quando o esconderijo da bela cantora judia Rachel Steinn é destruído por um bombardeio, ela decide se juntar a um grupo de outros judeus e se arriscar numa viagem até o sul da Holanda, onde os nazistas ainda não dominaram. Mas no caminho eles são surpreendidos por um batalhão de alemães. Todos são mortos, mas Rachel sobrevive. Ela passa a usar o nome de Ellis de Vries e se aproxima do oficial da SS, Müntze. O plano da jovem é liderar um grupo de resistência para libertar refugiados.

Saiba mais

- Filme marca o retorno de Paul Verhoeven à Holanda, depois de anos em Hollywood, onde dirigiu, entre outros, o longa Instinto Selvagem (1992).

- Indicação holandesa ao Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro de 2007.

- Melhor Filme Internacional / Prêmio Jovem Cinema no Festival de Veneza 2006.

 

Meu Nome Não é Johnny (Meu Nome Não é Johnny) – Brasil (2008) – 128 minutos. Drama. Censura: 14 anos. Direção: Mauro Lima. Com Selton Mello, Cléo Pires, Júlia Lemmertz, Eva Todor, Cássia Kiss, Ângelo Paes Leme, Flávio Bauraqui.

João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período, ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então, passou a frenquentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.

Saiba mais

- As filmagens ocorreram nas cidades do Rio de Janeiro, de Barcelona e de Veneza.
- O orçamento de Meu Nome Não é Johnny foi de R$ 6 milhões.

 

Em Paris (Dans Paris) França / Portugal (2006) – 93 minutos. Censura: a confirmar. Direção: Christophe Honoré. Com Romain Duris, Louis Garrel, Joana Preiss, Guy Marchand, Marie-France Pisier.

O filme acompanha as aventuras e desventuras amorosas de dois irmãos. Paul (Romain Duris, de Albergue Espanhol) vai morar na casa de seu pai, em Paris, deprimido após o término do namoro, e Jonathan (Louis Garrel, de Amantes Contantes), o irmão mais novo, junto com o pai faz de tudo para ajudá-lo a sair da crise. Enquanto isso a cidade se prepara para celebrar o Natal.

Saiba mais

- O filme foi exibido na Quinzena dos Realizadores - Festival de Cannes 2006 e, no Brasil, na 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

- O ator Guy Marchand foi indicado ao César 2007 de melhor ator coadjuvante pelo filme.

 

O Engenho de Zé Lins (O Engenho de Zé Lins) – Brasil (2006) 80 minutos. Documentário Censura: livre. Direção: Vladimir Carvalho Com depoimentos de Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz e Carlos Heitor Cony, entre outros. Digital.

O documentário refaz a trajetória do grande escritor paraibano José Lins do Rego, desde sua infância, como menino de engenho, até sua morte prematura. Além de grande escritor e autor de obras fundamentais para a literatura brasileira, como Menino de Engenho, Fogo Morto, Pedra Bonita e Cangaceiros, Zé Lins foi uma grande figura humana. Flamenguista fanático, ele também foi dirigente esportivo e protagonista de histórias engraçadíssimas.

Saiba mais

- O filme ganhou Melhor Montagem e Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília (2006).

- Vladimir Carvalho é um dos mais renomados e premiados documentaristas brasileiros, tendo em seu currículo mais de 20 filmes.

 

Armênia (Le Voyage en Armenie) – França (2006) – 125 minutos. Drama. Censura : a confirmar. Direção: Robert Guédiguian. Com Ariane Ascaride, Gérard Meylan, Simon Abkarian.

Barsam parte para Armênia, sua terra natal, quando descobre que está gravemente doente. Antes, porém, deixa vários indícios para que sua filha, uma mulher cheia de certezas, possa encontrá-lo. Sua idéia é ensiná-la algo sobre a vida. Deseja que ela faça uma viagem de iniciação, que passe por uma nova adolescência.

Saiba mais

- Do mesmo diretor de A Cidade Está Tranqüila e Marie-Jo e Seus Dois Amores, Robert Guédiguian.

- Ariane Ascaride levou o prêmio de melhor atriz, pelo filme, no 1º Festival Internacional de Cinema de Roma (2006).

 

A Vida dos Outros (Das Leben Der Anderen) – Alemanha (2006) – 137 minutos. Drama. Censura: a confirmar. Direção: Florian Henckel Von Donnersmarck. Com Ulrich Mühe, Martina Gedeck, Ulrich Tukur, Sebastian Koch.

Em 1984, o governo de Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos, na forma da Stasi, como é conhecida a polícia secreta. O capitão Anton Grubitz, interessado numa promoção na carreira, dá a um fiel agente, Gerd Wiesler, o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland. Eles são estrelas do estado socialista, mas nem sempre se sentem afinados com a postura política. De posse de tais informações, Grubitz pretende agradar o Ministro da Cultura, de olho não exatamente na lealdade socialista do casal, mas na bela atriz. O agente encarregado da missão descobre um mundo particular de arte e amor com seus novos conhecidos.

Saiba mais

- O filme conquistou o Oscar® 2007 de filme estrangeiro.

- Em 2006, foi vencedor na premiação de cinema da Bavária (Alemanha) nas categorias de ator (Ulrich Mühe), direção para jovem realizador e roteiro.

- Vencedor no German Film Awards, a eleição oficial do país, dos troféus de filme de ficção, direção, ator, ator coadjuvante (Ulrich Tukur), roteiro, fotografia e direção de arte.

 

Lady Chatterley (Lady Chatterley) – Bélgica / França / Inglaterra (2006) - 161 minutos. Drama. Censura: 18 anos. Direção: Pascale Ferran. Com Marina Hands, Jean-Louis Coullo'ch, Hippolyte Girardot. Digital.

Aos 23 anos, Constance Reide se casa com Clifford Chatterley, universitário de Cambridge, tenente e proprietário de uma mina. Corre o ano de 1917 e Clifford é rapidamente chamado para lutar na guerra. Quando volta do front, é um homem arrasado, condenado a passar o resto da vida numa cadeira de rodas. O jovem casal muda-se para Wragby, uma das propriedades da família Chatterley. Constance relembra a vida de solteira e se sente sozinha e isolada até conhecer Parkin, o caçador de animais da propriedade que desperta o desejo em Lady Chatterley.

Saiba mais

- Adaptação do romance de D. H. Lawrence, O Amante de Lady Chatterley.

- vencedor de quatro César 2007 (o prêmio da Academia francesa) – melhor atriz (Marina Hands), melhor fotografia, melhor figurino e melhor filme.

- vencedor do prêmio de melhor atriz (Marina Hands) no Festival de Tribeca 2007.

- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no Festival do Rio 2007 e na Perspectiva Internacional da 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 

Serviço

Reserva Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 900 (prédio da Fundação Cásper Líbero - entre as estações Brigadeiro e Trianon-Masp do metrô).

Tel.: (11) 3287-3529.

Acesso a deficientes.

Ar Condicionado.

Som Digital.

 

581 lugares: Sala 1 – 190 lugares

                     Sala 2 – 161 lugares

                     Sala 3 – 120 lugares

                     Sala 4 – 110 lugares

 

Horário de Funcionamento:

Cinemas

Segunda a domingo: 13h às 24h

Bilheteria aberta: 12h30 às 22h

 

Área Gastronômica

* Boulangerie Pain de France: das 10h às 22h / Sábado até 24h

* Deck Café: das 12h às 22h (de domingo a 5ªfeira); até 23h (6ªfeira); até 24h (sábado)

* Bombonière: segunda a domingo: 12h às 24h

 

Preços:  

Inteira: R$ 18,00

Meia (Estudante): R$ 9,00

De segunda a quinta, até às 17h: R$ 13,00 / R$ 6,50 (estudante)

Quarta-feira: R$ 13,00 / R$ 6,50 (estudante)

Crianças: até 3 anos – não pagam

                até 12 anos – pagam meia

 

Vendas pela internet: www.ingresso.com.br

 

Estacionamentos Conveniados

 * Estacionamento Gazeta Multipark (no subsolo do cinema)

Rua São Carlos do Pinhal, 303

Convênio: R$ 7,00 / 3 horas (com serviço de manobrista)

 

 * Estacionamento Casarão Multipark

Entradas pela Rua São Carlos do Pinhal, 627 e Av. Paulista, 1230

Convênio: R$ 5,00 / 3 horas

 

Sobre a Reserva Cultural

O mais inovador complexo cultural de São Paulo, inaugurado em junho de 2005, tem a proposta de ser mais do que um espaço para projeção de filmes. O freqüentador de cinema ou quem busca um programa charmoso unindo lazer (cinema, música, exposições de arte) e gastronomia conta com um local diferenciado e charmoso.

O espaço abriga a Boulangerie Pain de France; o Deck-café, com ampla vista para Avenida Paulista, que oferece pratos variados da cozinha internacional (risotos, massas, saladas, carnes, sopas e sanduíches); com design arrojado, o Bar conta com atendimento de barman e drinques variados.

O Lobby multimídia é composto de três monitores de plasma, exibindo entrevistas, trailers de filmes, imagens de making of e outras novidades do mundo do cinema. O espaço inteiro está equipado com acesso a web sem fio (Wi-Fi).

Em junho de 2006, foi inaugurada a Livraria e Revistaria Lima Barreto, que apresenta um perfil autoral, voltada para literatura (brasileira e estrangeira), atualidades, história, cinema, artes e comunicação e conta com uma sofisticada revistaria repleta de títulos nacionais e estrangeiros, dos segmentos de informação, cinema, moda e cultura.

A programação é dedicada a filmes independentes, brasileiros e estrangeiros e as projeções podem acontecer em película ou pelo sistema digital, já que as quatro salas estão capacitadas para isso.

A Reserva Cultural está localizada no marco zero da Avenida Paulista, no prédio da Fundação Cásper Líbero.

www.reservacultural.com.br

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Reserva Cultural

Foco Jornalístico – www.focojornalistico.com.br

Regina Cintra ou Erika Teixeira - (55 11) 3023-5814 / 3023-3940

regina@focojornalistico.com.br / erika@focojornalistico.com.br


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial