terça-feira, 25 de setembro de 2007

Três dias de música na Praça da Liberdade encerram 1ª edição do Claro Minas Instrumental

Artistas do Brasil e exterior apresentam rock, música erudita, jazz, samba e outros estilos em apresentações ao ar-livre, com entrada franca. Projeto, que começou em junho, firmou-se entre os principais eventos de música instrumental do estado

 

O festival Claro Minas Instrumental, que desde junho vem ampliando a concepção deste gênero musical com atrações variadas e parcerias inéditas, encerra sua bem sucedida primeira edição com três dias de música na Praça da Liberdade. A bateria de shows começa domingo (30) e vai até terça-feira (2), promovendo a fusão de diversos estilos e tendências, com muita criatividade improvisação.

 

No domingo (30), às 18h, o saxofonista mineiro Cléber Alves convida o virtuoso bandolinista brasiliense Dudu Alves. Na segunda-feira (1), às 19h, o rock independente nacional encontra o Clube da Esquina, em show que reúne a banda mineira Proa, os mato-grossenses do Macaco Bong e o experiente pianista Túlio Mourão. Para encerrar, na terça-feira (2) também às 19h, acontece o encontro entre o talentoso violonista Aliéksey Vianna  com o jazzista americano, vencedor do Grammy, Paul McCandless e com o violoncelista grego radicado no Brasil Dimas Goudaroulis.

 

30/09 Cleber Alves e Dudu Maia (18h)

01/10 Proa, Tulio Mourão e Macaco Bong (19h)

02/10 Aliéksey Viana Dimas Goudaroulis e Paul McCandless  (19h)

  

Cléber Alves e Dudu Maia

O compositor, arranjador e saxofonista Cléber Alves recebe o jovem e virtuoso bandolinista Dudu Maia no primeiro show da série final do Claro Minas Instrumental. O show, que aconteceria na terça-feira, 4 de setembro, mas foi adiado, traz dois artistas com carreiras consolidadas no Brasil e exterior. No repertório, eles mostrarão estilos tipicamente brasileiros como o choro, samba e baião.

 

Cléber Alves, que recentemente voltou de uma turnê de 16 shows na Suíça e Alemanha, executa no Claro Minas Instrumental músicas de dois trabalhos: "Revinda", ganhador do prêmio BDMG Instrumental de 2006, e "Temperado". Do repertório de Dudu Maia estarão presentes músicas como "Didi e Gonzaga", de autoria do próprio músico, 1x0, de Pixinguinha, e algumas surpresas. A dupla se apresenta em companhia dos músicos André "Limão" Queiroz (bateria), Milton Ramos (baixo) e Ricardo Fiúza (teclados). O show ainda terá a participação especial de Beto Lopes, em algumas músicas, no baixo e violão de sete cordas.


Proa, Macaco Bong e Túlio Mourão

O Claro Minas Instrumental promove um rico diálogo entre estilos e gerações ao reunir, no mesmo palco, os jovens integrantes das bandas alternativas Proa (MG) e Macaco Bong (MT), destaques da cena independente, com o experiente pianista Túlio Mourão, um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, ex-membro dos Mutantes e parceiro de Milton Nascimento.

O Proa executa seu punk rock divertido, com pitadas de surf-music, polca e trilhas de cinema. O sofisticado piano de Túlio Mourão entra logo em seguida, em uma fusão inesperada e curiosa. Outra grata surpresa, até então não incluída na programação, oficial é participação do Macaco Bong, com seu rock instrumental moderno que vem recolhendo elogios por todo o país.

 

Aliéksey Viana, Dimas Goudarolis e Paul McCandless

O último show do Claro Minas Instrumental transita livremente sobre a linha que separa eruditos e populares. O encontro inédito entre o oboista norte- americano Paul McCandless, vencedor do Grammy de 1996 na categoria Melhor disco pop instrumental, o violonista brasileiro Aliéksey Vianna e o violoncelista grego radicado no Brasil Dimos Goudarolis será baseado na improvisação, sem limitar-se a nenhum estilo específico. 

 

Aliéksey Vianna e Dimos Goudarolis  se apresentam juntos, em duo, desde 2004, interpretando obras de Manuel de Falla, Radamés Gnatalli e compositores contemporâneos. O oboista norte-americano Paul Mclandless soma-se ao grupo trazendo suas experiências junto ao conjunto Oregon e com o instrumentista Bela Fléck. Segundo Aliéksey Vianna, "o show promete um diálogo entre clássico e popular quase extinto no mundo da música".

 

Claro Minas Instrumental

Após quatro meses do seu lançamento, o Claro Minas Instrumental chega a sua fase final com a mesma proposta do início: Ampliar os horizontes da música instrumental, com novos "experimentadores" do estilo, mas sem deixar de lado o requinte dos "peso-pesados". O festival reuniu rockeiros, jazzistas, eletrônicos e populares, às terças-feiras, na praça da Savassi e se transformou em um dos principais eventos do movimentado cenário instrumental em Minas. Segundo os curadores do evento, o músico Túlio Mourão e a produtora Danusa Carvalho da Agência de Cultura Casulo, o momento é de "instigar os ícones e provocar colisões criativas". "Nossa idéia é, nas próximas edições, estender o festival para outras capitais", explica Danusa.

 

Patrocínio

O projeto é o primeiro patrocínio da Claro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com a Sony Ericsson. "O festival valoriza a música brasileira e fortalece o vínculo da Claro com os mineiros, reforçando a Praça da Savassi como um local de convívio da cidade", afirma o diretor regional da operadora, Sérgio Pelegrino.

 

Serviço Claro Minas Instrumental

 

Encerramento

 

Cléber Alves e Dudu Maia

Data: 30 de setembro (domingo)

Horário: a partir das 18h

 

Proa, Macaco Bong e Túlio Mourão

Data: 1 de outubro (segunda-feira)

Horário: a partir das 19h

 

Aliéksey Viana, Paul McCandless e Dimas Goudaroulis

Data: 2 de outubro (terça-feira)

Horário: a partir das 19h

 

Local: Praça da Liberdade
Informações: (31) 3222.3242

Entrada Franca

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial