quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Jambolada 2007: Uberlândia realiza o maior festival de música independente de MG

Mais de 20 artistas/bandas de todo o país se encontram na cidade, dias 14, 15 e 16 de setembro; Nação Zumbi, Tom Zé e Vanguart estão entre os confirmados. Ciclo de debates, exposição e projeto sócio-ambiental completam a festa


Cidade do interior, normalmente, tem muita coisa. Tem cavalo, tem vaca, tem praça, leite e cachaça. Uberlândia (MG) a segunda maior cidade do interior do país, com seus 615 mil habitantes, tem tudo isso a dar com pau. E não é que ainda sobra lugar para o rock, sô?
Pelo terceiro ano consecutivo, Uberlândia promoverá o maior festival de música independente do estado, o Jambolada.

 

A edição 2007 acontecerá dias 14, 15 e 16 de setembro, na casa de shows Acrópole e também na Praça Sérgio Pacheco, com entrada franca. Mais de 20 artistas/bandas, vindos de várias regiões do Brasil se revezarão nos palcos do festival. Grandes atrações como Nação Zumbi (PE), Tom Zé (SP), Vanguart (MT), Superguidis (RS) e Móveis Coloniais de Acaju (DF) estão confirmadas.

 

A programação também terá debates, lançamentos e outras atividades, com o objetivo de incrementar a circulação da cultura alternativa no Brasil. Além disso, o Jambolada terá a exposição do Arquivo do Rock Brasileiro e um projeto sócio-ambiental em parceria com a ONG OPA. O Jambolada 2007 é patrocinado pelo Programa Natura Musical.

 

O que é música independente?

O Jambolada entende a música independente segundo o conceito da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), que a define como criação autoral, com divulgação por meio de shows, CDs e veículos de comunicação (principalmente a internet) sem o amparo das grandes gravadoras. Assim como outros festivais do gênero, Goiânia Noise (GO), Porão do Rock (DF), Rec Beat (PE) e Calango (MT), o Jambolada investe nos artistas que privilegiam o trabalho artístico criativo em detrimento dos formatos consagrados pela indústria fonográfica.

 

Jambolada/Uberlândia
Assim como em outras tantas cidades deslocadas do eixo Rio-São Paulo, em Uberlândia, a opção para o artista que quer viver de música é a inserção no mercado independente, gravando discos na marra, divulgando-os pela internet e distribuidoras alternativas. Foi nesse contexto que surgiu o Jambolada, em 2005, através de dois produtores locais que pensaram um festival para fazer interlocução da cena uberlandense com a nacional. A idéia deu tão certo que, dois anos depois, o Jambolada é o maior festival do gênero em Minas Gerais e um dos únicos de grande porte fora das capitais.

 

Circuito Fora do Eixo

O Jambolada integra o Circuito Fora do Eixo, uma iniciativa de intercâmbio entre bandas, produtores, casas noturnas, jornalistas e blogs, fora do eixo Rio-São Paulo. O Circuito soma esforços à Abrafin e vem redesenhando um cenário para a música no país, com uma proposta ousada que foge à lógica convencional de produção dos bens culturais. O Circuito permite a circulação dos artistas pelo país e a divulgação das músicas em larga escala, com base na prestação de serviços coletivos, estratégias de rede e sistemas de créditos. Trata-se de um pacto social que já envolve 15 estados, poder público e iniciativa privada.

 

Ciclo de Debates

Como de costume nos novos festivais independentes brasileiros, o Jambolada completa a festa com um ciclo de debates sobre a produção e circulação cultural alternativas no país. Estarão presentes algumas personalidades que mais têm discutido essa questão pelo Brasil, como o jornalista Israel do Vale (MG), o ativista cultural Pablo Capilé, do Espaço Cubo (MT) e o produtor Rodrigo Lariú (RJ). O Jambolada também será um ponto de organização do Circuito Mineiro de Música Independente, uma rede de artistas e produtores do estado que já começa a se consolidar.     


Arquivo do Rock Brasileiro

Durante os três dias de festival, o Jambolada receberá a exposição do projeto "Arquivo do Rock Brasileiro", a maior iniciativa de memória desse estilo no país. Criado pela Associação Cultural Dynamite e patrocinado pela Petrobrás através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto resgata gravações musicais, depoimentos, revistas, livros, fotos, vídeos e objetos em geral, relacionados ao universo do Rock produzido no Brasil desde a década de 1950 até os dias de hoje. (Saiba mais em www.arquivodorock.com.br)

 

Responsabilidade sócio-ambiental

Em iniciativa inédita em festivais de música independente, o Jambolada elaborou um projeto de responsabilidade ambiental que será executado em parceria com a ONG Opa! (Organização para a Proteção Ambiental), com ações voltadas para educação e ocupação consciente do espaço. O lixo produzido durante o festival será recolhido e destinado para reciclagem de forma sustentável para a comunidade. Isso graças à parceria com a cooperativa de catadores da região, minimizando o impacto do festival e trazendo renda para os cooperados. A Opa! contará com um stand fixo no festival, onde distribuirá cartilhas educativas e formulários de adesão. A ONG também veiculará mensagens educativo-ambientais no telão do Jambolada. (www.opa.org.br)

 

Sobre o Natura Musical

O Natura Musical tem por missão estimular e difundir a música raiz-antena. A música que resulta do encontro de elementos tipicamente brasileiros com conceitos, idéias e sonoridades universais. A música que tem raízes na nossa terra ao mesmo tempo em que olha para o mundo. Desde o lançamento do

 

Natura Musical, em 2005, foram selecionados 81 projetos, de diversos gêneros artísticos e estágios de produção musical, atingindo 17 estados brasileiros de todas as regiões e mais de 100 mil pessoas de diferentes idades e classes sociais.

 

De acordo com Rodolfo Guttilla, diretor de assuntos corporativos da Natura, nestes dois anos de existência, o Natura Musical se posicionou no cenário musical reconhecendo e valorizando projetos de excelência e possibilitando que a música brasileira raiz-antena seja vista e ouvida por um vasto público de diferentes regiões do país.

 

Sobre a Natura

A Natura registrou em 2006 uma receita bruta da ordem de R$ 3,9 bilhões, o que representa um crescimento de 19,9% em relação ao ano anterior. No momento, conta com um quadro de mais de 5.000 colaboradores e 561 mil consultoras no Brasil. Nas operações internacionais, a receita bruta aumentou 44,3% e o número de consultoras ultrapassou 56 mil. A empresa opera, no sistema de venda direta, na Argentina, Peru, Chile, México, Venezuela e França, onde mantém ainda sua única loja mundial e um centro satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, a marca está presente por intermédio de um distribuidor.

 

Festival Jambolada

 

Data: 14, 15 e 16 de setembro (sexta, sábado e domingo)

Local: Sexta e sábado - Acrópole, Rua José Rezende, 4090

              Domingo – Praça Sérgio Pacheco (entrada franca)

Horário: Sexta e sábado - abertura dos portões às 18h

                    Domingo - a partir das 12h

Preço: Passaporte dois dias (vendas até 13/9) - R$ 10,00 e R$ 5,00  (meia)

               Ingresso por dia: R$ 14,00 e R$7,00 (meia)

Informações e vendas: (34)32138140 / (34) 3211 4000
jambolada@yahoo.com.br / acropole@acropoleonline.com.br

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