terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Museu do Oratório recebe Flutuar – Orquestra de Flautas

Grupo propõe um diálogo entre dois grandes compositores brasileiros: Villa-Lobos e Tom Jobim neste sábado, dia 26 de janeiro

 

A Flutuar – Orquestra de Flautas se apresenta em Ouro Preto, no Museu do Oratório, vinculado ao Instituto Cultural Flávio Gutierrez, no dia 26 de janeiro, sábado, às 17h. A entrada é franca.

Fundada há dois anos em Belo Horizonte , a Flutuar - Orquestra de Flautas congrega alunos de flauta transversal de três importantes instituições de ensino musical da capital mineira : Fundação de Educação Artística, Escola de Música da UFMG e da Escola de Música UEMG (cursos de graduação). A orquestra se apresenta atualmente com 18 integrantes, jovens adultos e adolescentes, que tocam Flauta Transversal em dó, Flautim e Flauta em sol.

A coordenação e a regência estão a cargo do professor Alberto Sampaio que também é o responsável por todos os arranjos musicais. O grupo conta ainda com a presença do professor Felipe Amorim , que atua como músico e como consultor.

O repertório escolhido para a apresentação no Museu do Oratório propõe um diálogo entre dois grandes compositores brasileiros: Villa-Lobos e Tom Jobim. São músicas como Estrada do Sol, Modinha, Ária das Bachianas nº5, Luiza, entre outras.

"Ouro Preto é especial e acreditamos que as músicas escolhidas de Villa-Lobos e de Tom Jobim possam interagir bem com o clima da cidade e com a proposta cultural do Museu. Esperamos que as pessoas encontrem ressonância em nossos sopros e, com a harmonia dos sons, flutuem, de leve, na apresentação", afirma Alberto.

Sobre a Flutuar – Orquestra de Flautas

A principal diretriz que norteia os trabalhos da Flutuar, e que lhe confere um diferencial , é a decisão de se apresentar exclusivamente com um repertório de músicas brasileiras, sejam elas provenientes da área da música erudita de concerto, do campo da música instrumental ou, ainda, canções de música popular. O grupo se dispõe à pesquisa e procura sempre demonstrar, em cada apresentação, a riqueza e a diversidade do manancial musical do nosso p aís.

Além das especificidades quanto ao aspecto artístico, é interessante ressaltar o caráter pedagógico do conjunto, que acolhe simultaneamente instrumentistas com diferentes níveis de desenvolvimento técnico-musical. Levando em conta esta característica, os arranjos musicais são cuidadosamente elaborados a diversas "vozes" e, assim, permitem um trabalho coletivo com grande número de participantes.

Serviço

Flutuar – Orquestra de Flautas, no Museu do Oratório

26 de janeiro, sábado, às  17h

EntradaFranca

Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, 28 - Ouro Preto – MG

Informações: (31) 3551-5369/   www.museudooratorio.org.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial