domingo, 28 de outubro de 2007

TEIA 2007, TUDO DE TODOS - O MAIOR ENCONTRO DA CULTURA BRASILEIRA

O maior encontro da diversidade cultural do Brasil reunirá mais de 600 Pontos de Cultura, de 07 a 11 de novembro, em Belo Horizonte, atraindo mais de 100 mil pessoas.

 

Grande parte da diversidade cultural do Brasil estará reunida em Belo Horizonte, entre os dias 07 e 11 de novembro, na Teia 2007. Essa celebração, que será focada na relação entre Cultura e Educação, reúne centenas de Pontos de Cultura de todo o Brasil, com as mais variadas formas de atuação e expressão cultural, promovendo o diálogo entre eles e diversos setores da sociedade.

 

Os Pontos de Cultura são organizações espontâneas da sociedade que promovem cultura, educação e economia solidária em suas comunidades. Hoje, segundo o Ministério da Cultura, 650 Pontos de Cultura participam do Cultura Viva - Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania. São núcleos de expressão cultural tão diversos quanto a Ciranda do Thiangá, de Boa Vista (RR), os Índios On-Line, de Pau Brasil (BA), o Cinema Meninos de Araçuaí, de Belo Horizonte (MG), a Orquestra de Violinos, do Rio de Janeiro (RJ), o Laboratório de Poéticas, de Diadema (SP) e o Anima Bonecos, de Rio do Sul (SC).

 

TUDO DE TODOS

Com o objetivo de estimular a participação de todos, privilegiando-se a espontaneidade e a pluralidade, o lema escolhido para a Teia neste ano é Tudo de Todos. O foco é dar mais visibilidade aos Pontos de Cultura, favorecer sua articulação e intercâmbio de experiências, de modo que a sociedade brasileira participe de forma cada vez mais atuante na definição das políticas públicas de cultura.

 

A Teia 2007 é uma iniciativa do Ministério da Cultura e conta com a co-realização dos governos estadual (Minas Gerais) e municipal (Belo Horizonte). Articulada pela sociedade civil e viabilizada pela parceria com empresas privadas e públicas, como Petrobrás, Fundação Vale do Rio Doce, Usiminas, Fiat, Sesc e Sebrae, a Teia cumpre a função de estimular a construção, de forma democrática e participativa, de uma política pública de cultura para o país, respaldada e orientada pelo Plano e pelo Sistema Nacional de Cultura. O Ministro da Cultura Gilberto Gil declarou: "Política pública é dar a voz, os palanques, as tribunas, as praças. Na verdade, não é dar, é abrir espaço para que as populações, os povos se expressem da forma como queiram se expressar".


A participação da sociedade na articulação deste encontro tem se dado de diversas formas, como na Plenária Virtual, do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, no site oficial da Teia 2007 (www.teia2007.org.br). O que se pretende é que os Pontos de Cultura conquistem autonomia, protagonismo e empoderamento, para que a Teia se torne cada vez mais uma manifestação espontânea da sociedade. De acordo com Célio Turino, Secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, "a intenção é cada vez mais passar a gestão da Teia para os próprios Pontos de Cultura".


A PRIMEIRA TEIA FOI REALIZADA NO ANO PASSADO

Em abril de 2006, realizou-se a primeira edição da Teia, no Pavilhão da Bienal de São Paulo. Esta primeira celebração pública e presencial dos Pontos de Cultura foi o pontapé inicial de um processo de vivência e participação para a construção pública do Programa Cultura Viva. O mote "Venha Se Ver e Ser Visto" abarcou a economia solidária como eixo conceitual propositivo. Naquela ocasião, já havia 443 Pontos de Cultura conveniados, dos quais 400 participaram da mostra. Segundo Gilberto Gil, "a primeira Teia reuniu o espanto e a surpresa de que nossa força coletiva era possível. A segunda Teia vai mostrar o quanto avançamos nessa construção histórica da cultura em movimento em que a aliança entre Estado e Sociedade se consolida como política pública".

 

PROGRAMAÇÃO

Para abrigar as diversas atividades, vários espaços culturais da capital mineira, todos próximos entre si, formarão um verdadeiro corredor cultural repleto de ações no Parque Municipal e seus entornos. A Teia 2007 ocupará o Palácio das Artes, o Teatro Francisco Nunes, a Serraria Souza Pinto, o Museu de Artes e Ofícios, a Praça da Estação, o Centro Cultural UFMG, a Estação do Conde e a Funarte Casa do Conde. A programação é focada na relação entre Cultura e Educação, além da forte presença da Economia Solidária. As atividades programadas pretendem dar mais visibilidade ao trabalho de agentes culturais, arte-educadores, educadores de rua, artistas, professores e cidadãos que entendem a cultura no seu sentido mais amplo - como direito, comportamento e economia.

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SABERES VIVOS

Com o objetivo de provocar o diálogo em torno da práxis filosófica dos Pontos de Cultura, o Seminário Internacional Saberes Vivos terá, em seu primeiro dia, uma aula-espetáculo do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, tendo como anfitrião o Ministro da Cultura Gilberto Gil. Haverá conferências com Alfons Martinell, Diretor Geral de Relações Culturais e Científicas do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, e Bernd Fichtner, professor da Universidade Siegen (Alemanha).

 

O tema central Relações entre Cultura e Educação será abordado sob vários aspectos: ensino da arte, participação política e protagonismo juvenil, experiências de educação e cultura no âmbito das políticas públicas, desenvolvimento social, memória e construção da cidadania, relação entre Pontos de Cultura e escolas, diversidade cultural, economia solidária e cultura livre.

 

Durante três dias, de 08 a 10 de novembro, mesas simultâneas reunirão professores de universidades, jornalistas, representantes dos Pontos de Cultura e autoridades, com a participação de grandes nomes internacionais como Massimo Canevacci (La Sapienza, Itália), Andrew Bethell (diretor da Teachers TV, Inglaterra), José Pacheco (Escola da Ponte, Portugal), Candace Slater (Universidade de Berkeley, Califórnia, EUA), e nacionais como Adauto Novaes (professor, Rio de Janeiro), Augusto Boal (Teatro do Oprimido, Rio de Janeiro), Luis Nassif (jornalista, economista, São Paulo), Alcione Araujo (dramaturgo, filósofo, Rio de Janeiro), Sérgio Mamberti (Secretaria da Identidade e Diversidade, Ministério da Cultura), Paul Singer (Ministério do Trabalho e Emprego), Orlando Senna (Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura), Maria do Pilar (Ministério da Educação), Juca Ferreira (Secretário Executivo, Ministério da Cultura), Célio Turino (Secretário de Programas e Projetos Culturais, Ministério da Cultura), entre outros. Também participarão, como palestrantes, representantes de Pontos de Cultura como Antonio Carlos Santos Silva (Projeto Mocambos, Casa de Cultura Tainã, São Paulo), Lilian Pacheco (Grãos de Luz e Griô, Lençóis, Bahia) e Alemberg Quindins (Casa Grande, Nova Olinda, Ceará).

 

PALCO EM OBRAS

Em todos os dias da Teia 2007 haverá grandes shows em praça pública, com entrada gratuita, sempre promovendo o diálogo entre a produção cultural dos Pontos de Cultura com a indústria cultural e o show business. Com curadoria de Jorge Mautner, grandes nomes da música brasileira são convidados dos Pontos: Maracatu Leão Coroado e Alceu Valença (Olinda, PE), Instituto Cultural Martinho da Vila e Martinho da Vila (Duas Barras, RJ), Estação Vila Augusta e Rappin Hood (Guarulhos, SP), Humbiumbi e Clube da Esquina (Belo Horizonte, MG), Fundação Raimundo Fagner e Fagner (Fortaleza, CE), Conexão Felipe Camarão e Macalé (Natal, RN), entre outros. No último dia, o encerramento será com a Culturata, uma grande parada da diversidade, reunindo milhares de participantes numa grande festa popular e espontânea, celebrando a cultura popular brasileira.

 

1º FORUM NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA

Pela primeira vez, os Pontos de Cultura de todo o Brasil estarão reunidos para desenvolver a agenda política do Programa Cultura Viva, do MinC. Uma oportunidade muito significativa que ratifica a importância fundamental da participação ativa das comunidades na concepção das políticas públicas de cultura. São cerca de mil participantes de todos os Estados brasileiros, delegados e relatores eleitos democraticamente, representantes legítimos da rede de Pontos.

 

MOSTRA ARTE VIVA

Com o objetivo de evidenciar o processo de desenvolvimento artístico nas comunidades, a Mostra Arte Viva terá a participação de dezenas de Pontos de Cultura de todo o país, escolhidos por seleção pública, em diversas áreas como cinema, vídeo, artes plásticas, teatro, música, literatura, entre outras. Um belo panorama da diversidade cultural produzida no Brasil, com manifestações como Catira (Rede de Pontos de Cultura, Guarulhos, SP), Calangueiros de São José das Três Ilhas (São José das Culturas, Belmiro Braga, MG), Jongo da Serrinha (Escola de Jongo, Rio de Janeiro, RJ), Varau Grafitado (Para'iwa, João Pessoa, PB), e Pontos de Cultura como Hip Hop a Lápis (São Paulo, SP), Oficina de Arte da Casa das Artes de Vila Isabel (Rio de Janeiro, RJ), Navegar Amazônia (Macapá, AP), Dois dedos de Prosa - O Rádio no resgate da cultura oral do povo no Semi-Árido (Fortaleza, CE), Tambores de Tocantins (Porto Nacional, TO), entre muitos outros.


MERCADO CRIATIVO E FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

O Mercado Criativo é um novo conceito de vitrine para os produtos artesanais provenientes dos Pontos de Cultura, organizados pelos tipos de manufatura que desenvolvem, e não por Estados, o que propiciará o melhor aproveitamento na troca de saberes. A Feira de Economia Solidária, iniciativa do Ministério do Trabalho, também estará presente e integrada à Teia 2007 com um conceito ativador das capacidades produtivas dos Pontos, numa nova visão de economia e desenvolvimento para o país. O ministro Gilberto Gil afirma: "O dado cultural está colado na atividade produtiva - ao trabalhar a terra, ao plantar, ao colher e ao vender, toda a estrutura da vida ativa está fundada na cultura". E Paul Singer, secretário de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho, declara: "Descobrimos uma afinidade enorme entre os Pontos de Cultura e os grupos de economia solidária".

 

ESPAÇO CONVERSÊ

Um espaço para conversas, para discussões abertas sobre inúmeras questões, muitas delas polêmicas, como pirataria e cultura digital. Um ponto de encontro, de liberdade de expressão, para reuniões, reflexões, confrontos de idéias e contatos entre os Pontos de Cultura. Um espaço participativo, democrático, para que os Pontos se reúnam, consolidando redes já formadas e desenvolvendo novos espaços para colaboração e discussão em torno de atividades promovidas. Por exemplo, o coordenador de Cultura Digital do Ministério da Cultura, Cláudio Prado, será um dos que estimulará discussões sobre temas como o duelo entre pirataria e maior acesso à cultura.

 

OUTRAS ATIVIDADES

A programação da Teia 2007 inclui, ainda, outras atividades, como o Circo Brasil (palco aberto e administrado pelos Pontos de Cultura para suas manifestações artísticas), o Laboratório de Práxis Educacionais (representantes dos Pontos de Cultura discutirão suas principais necessidades, compartilhando idéias, recursos e metodologias) e o Circuito Cidade Viva (iniciativas locais paralelas, em bares, restaurantes e lojas, integrando a cidade e seus habitantes aos visitantes de todos os cantos do país).

 

 

 

 

 

TEIA 2007, TUDO DE TODOS

 

De 07 a 11 de novembro

LOCAIS: FUNARTE CASA DO CONDE (RUA JANUÁRIA, 130. CENTRO),SERRARIA SOUZA PINTO (AV. ASSIS CHATEAUBRIAND, 809. CENTRO), PALÁCIO DAS ARTES (AV. AFONSO PENA,1513. CENTRO) TEATRO FRANCISCO NUNES (AV. AFONSO PENA, PARQUE MUNICIPAL S/N°) MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS (PRAÇA RUI BARBOSA, CENTRO) PRAÇA DA ESTAÇÃO, CENTRO CULTURAL UFMG (AV. SANTOS DUMONT, 174. CENTRO)

MAIS INFORMAÇÕES:www.teia2007.org.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial