quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

DANÇA, MÚSICA E PESQUISA SE ENCONTRAM EM LINGUAGENS, NOVO ESPETÁCULO DO PROJETO SAMBALELÊ

A curiosidade e o interesse de crianças e jovens do Projeto Sambalelê da Ong Corpo Cidadão pelo tema linguagem - aliada à dedicação e envolvimento da equipe de educadores - fez com que juntos pesquisassem textos e materiais diversos para serem desenvolvidos durante o ano de 2007 nas oficinas de arte-educação. O resultado desta pesquisa coletiva culminou no espetáculo Linguagens, que será apresentados nos dias 12 e 13 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

 

O roteiro enfatiza o uso da expressão do pensamento e do sentimento, por meio de palavra, no universo cultural dos jovens, as influências gramaticais, as  gírias, as "maneiras de dizer" e a presença de diversas mídias em seus  cotidianos, como as rádios comunitárias. A partir de observações feitas pelos jovens, outras linguagens foram simuladas como a da matemática e dos tambores.

 

A trilha sonora, especialmente composta para o espetáculo, tem direção de Bill Lucas e Sergio Moreira, com participação efetiva dos jovens, tanto na criação quanto na gravação.

 

Algumas coreografias foram criadas por Rodrigo Pederneiras e o figurino foi desenvolvido pelo estilista Ronaldo Fraga e Rosângela Mattana. Toda a estamparia foi criada pelos jovens na oficina de Pesquisa em Figurino e Moda, com apoio dos profissionais do Curso de Design e Moda da Fumec.

 

A direção artística e a cenografia ficaram a cargo de Fernando de Castro, e a direção geral  do espetáculo é de Miriam Pederneiras.

 

Durante as apresentações de Linguagens no Grande Teatro do Palácio das Artes, estarão expostos no foyer do teatro, trabalhos das oficinas de artes visuais desenvolvidos por crianças e jovens do Projeto.

 

Linguagens é uma realização da ONG Corpo Cidadão em parceria com comunidades de Ibirité; Vila Fazendinha / Nossa Casa, Escola Municipal Vila Fazendinha e Vila Fátima/Centro de Integração Martinho no Aglomerado da Serra.

 

O Projeto Sambalelê, da ONG Corpo Cidadão, tem como objetivo promover oportunidades educativas e de desenvolvimento humano através da arte-educação, ampliando o universo de conhecimento dos jovens de vilas e aglomerados, estimulando sua autonomia e resgatando valores como ética, afeto, solidariedade e auto-estima.

 

Ao final de cada ano letivo as atividades são encerradas com a apresentação de um espetáculo musical e coreográfico, que se utiliza de material desenvolvido nas oficinas de arte. A preparação do espetáculo começa no início do ano, com a escolha de um tema transversal que é abordado em todas as oficinas do Projeto, sendo matéria de estudo e pesquisa por parte dos educandos e educadores.

 

O Corpo Cidadão é uma iniciativa do Grupo Corpo e tem como seu principal patrocinador a PETROBRÁS, e tem o co-patrocínio da Usiminas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

CORPO CIDADÃO APRESENTA: LINGUAGENS

GRANDE TEATRO DO PALÁCIO DAS ARTES. AVENIDA AFONSO PENA, 1537

DIAS 12 E 13 DE DEZEMBRO, ÀS 20H (APRESENTAÇÃO PARA O PÚBLICO)

OBS:  NO 13 DE DEZEMBRO, ÀS 15 HORAS, HAVERÁ APRESENTAÇÃO PARA REDE PÚBLICA DE ENSINO

INGRESSOS DEVEM SER TROCADOS POR UM QUILO DE ALIMENTO NÃO-PERECÍVEL NA SEDE DO GRUPO CORPO: AVENIDA BANDEIRANTES, 866

INFORMAÇÕES: (31) 3221.7594

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial