terça-feira, 8 de julho de 2008

Estação Central do Metrô de BH vira galeria de arte


Entre os dias 10 e 30 de Julho, a Estação Central do metrô de BH recebe a exposição "Lírica Urbana Provisória", composta por 22 telas do artista plástico Estevão Machado e os vídeos "...daqui pra dentro" e "...daqui pra fora", da videoartista Carol Nogueira. Usuários do transporte coletivo servem de inspiração para o artista, que já havia mostrado seu trabalho nos abrigos de passageiros de ônibus espalhados pela cidade. O título de cada tela mescla o nome do retratado com o número da linha de ônibus utilizada em sua locomoção. O lançamento da exposição acontece às 19h30 do dia 10 de julho, no Museu de Artes e Ofícios. No catálogo, textos críticos de Cacá Brandão e Deise Turrer.

 

 

ARTISTA PLÁSTICO ESTEVÃO MACHADO TRANSFORMA ESTAÇÃO DO METRÔ EM GALERIA DE ARTE

 

Usuários do transporte coletivo urbano servem de inspiração para exposição "Lírica Urbana Provisória", que será inaugurada na Estação Central do Metrô de Belo Horizonte

 

Segundo o ensaísta e pensador russo Leon Tolstói, "as grandes obras de arte somente são grandes por serem acessíveis e compreendidas por todos". O trabalho do artista plástico Estevão Machado tem como foco esse caráter – suas obras sempre estão em constante diálogo com quem normalmente não teria acesso às galerias de arte. O artista sempre luta para que suas obras ganhem o espaço público, tanto que sua última exposição usou dos abrigos de passageiros de ônibus como galeria de arte. O resultado foi surpreendente e pode ser conferido em dois vídeos realizados no período em que as reproduções das telas estavam expostas nos abrigos. Para elaboração dos vídeos, Estevão Machado convidou a videoartista Carol Nogueira, que captou depoimentos com a impressão de quem serviu de modelo para  artista no vídeo intitulado "...daqui pra dentro". No outro vídeo – "...daqui pra fora" -, depoimentos das pessoas que viam as obras expostas nos abrigos de passageiros de ônibus. Dessa vez o artista plástico escolheu o metrô para servir como espaço de exposição de sua obra.

Assim, entre os dias 10 e 30 de Julho, aquele que passar pela Estação Central do metrô de Belo Horizonte será surpreendido com a presença de 22 telas em tamanho original de autoria do artista plástico Estevão Machado. Junto às telas, o artista também preparou uma vídeo-instalação com os dois vídeos de Carol Nogueira. Assim como os trilhos do metrô rasgam cidade adentro, as telas do artista irão mexer com os sentidos dos usuários do metrô. Mais de cem mil pessoas usam o serviços do metrô diariamente – fluxo que seria praticamente inatingível por uma galeria de arte. Desta forma, o diálogo entre arte e espaço público será construído, algo tão necessário nos dias atuais, em que a sensibilidade vem sendo adiada sempre para a próxima estação. Esta é a principal proposta do artista plástico - interagir com o povo nas ruas e nas calçadas expondo sua arte em espaços urbanos e expandindo o alcance da pintura antes confinada em endereços pouco democráticos. O singular nas obras do artista é justamente o fato de serem elaboradas a partir da abordagem dos transeuntes do dia-a-dia. Estevão Machado busca inspiração para suas obras no usuário do transporte coletivo, visando compor "um retrato da paisagem urbana", nas palavras do artista.

Quem se encantou com as imagens do artista plástico nos abrigos de ônibus da capital, agora terá a oportunidade de ver a exposição completa no metrô. Dessa vez, a exposição "Lírica Urbana Provisória" será apresentada na Estação Central do Metrô de Belo Horizonte. O lançamento acontece às 19h30 do dia 10 de julho, no Museu de Artes e Ofícios da capital. A mostra faz parte do projeto "Estação Aberta", iniciativa da CBTU-BH cujo objetivo é abrir os espaços do metrô em Belo Horizonte para ações culturais e de responsabilidade social.

Na exposição, Estevão Machado reunirá suas vinte e duas telas e os vídeos "...daqui pra dentro" e "...daqui pra fora" dirigidos por Carol Nogueira. Os vídeos têm conteúdo poético e pretendem provocar sinestesia no espectador. As telas estarão dispostas em seqüência, tendo em cada extremidade um dos vídeos em exibição no interior de um cubo branco.

O catálogo promocional das obras do artista estará disponível na abertura da exposição. O material contém as pinturas do artista plástico Estevão Machado em miniatura, uma mini-biografia dos modelos retratados e textos críticos de Cacá Brandão e Deise Turrer.

Como o usuário de transporte coletivo vira modelo para o artista, a obra de arte ganha o nome do próprio modelo associado ao número da linha de ônibus que a pessoa utiliza. A exposição "Lírica Urbana Provisória" de Estevão Machado poderá ser vista nas plataformas da  Estação Central do metrô de Belo Horizonte, entre os dias 10 e 30 de julho, no horário normal de funcionamento do metrô. Um kit com os vídeos do artista estará à venda durante a abertura da exposição.

A exposição tem o patrocínio da Petrobrás e apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Municipal de Cultura e da Lei Rouanet. Apoio do MetroBh, CBTU e Ponto Chick Mídia Exterior.

 

Estevão Machado

O artista plástico Estevão Machado é formado em Comunicação Visual na UEMG e fez cursos de extensão em gravura em metal na UFMG e na Fundação de Arte de Ouro Preto. Participou também do curso Oficina Multimédia da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte. Já exerceu atividades em publicidade e design gráfico.

 

Carol Nogueira

Dirigiu e editou os curtas "Daqui para Dentro" e "Daqui para Fora" do artista plástico Estevão Machado. É doutoranda em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris, na França. Possui grande experiência na área de vídeo e já formatou programas como o Dango Balango na TV Cultura e uma série com seis documentários para a TV Futura.

 

 

EXPOSIÇÃO LÍRICA URBANA PROVISÓRIA

DE 10 A 30 DE JULHO

ESTAÇÃO CENTRAL DO METRÔ DE BH

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO METRÔ

 

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial