quinta-feira, 5 de junho de 2008

Exposição constructopoético é dedicada a Affonso Ávila

 

Neste ano em que o poeta, estudioso do barroco e ensaísta Affonso Ávila completa 80 anos, uma série de comemorações celebram este marco. Na próxima terça-feira, 10 de junho, será aberta no Palácio das Artes a exposição constructopoético – affonso80anosávila. Um panorama da vida e obra de Affonso Ávila será exibido na Galeria Arlinda Corrêa Lima, até o dia 29 de junho, com entrada franca.

Além da exposição, haverá o lançamento do livro Homem ao termo – Poesia reunida, pela Editora UFMG. Ainda dentro do período de exposição, será realizado o Seminário Affonso Ávila, no dia 26 de junho, de 9h às 18h, na Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes, com a presença de destacados estudiosos da obra do escritor. Os interessados podem fazer sua inscrição gratuitamente no Centro de Estudos Literários da UFMG. Mais informações pelo telefone 3409-4624.

A exposição constructopoético – affonso80anosávila está dividida em três momentos. Para começar, o público terá uma cronologia com os principais acontecimentos da vida de Affonso Ávila. Fotografias do acervo pessoal do poeta, bem como as primeiras edições de sua obra compõem esse espaço. Livros de poesia, ensaios, antologias poéticas das quais ele participou, revistas fundadas por Affonso como Vocação, ou que ele integrou, como Tendência, poderão ser vistas pelo visitante.

Um panorama da produção poética e intelectual de Affonso Ávila também pode ser visto no segundo momento da exposição. Além de uma seleção de cartas, será organizado um grande painel com dedicatórias a Affonso Ávila e Laís Corrêa de Araújo, com quem ele foi casado por muitos anos. Dentre essas dedicatórias, estão a de Gilberto Freyre, em Casa Grande & Senzala, e de Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas. Documentos importantes que fizeram história estão expostos ainda neste segundo momento. Ás vésperas do Golpe Militar de 1964, Affonso Ávila organizou, em 1963, a Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, realizada no saguão da Reitoria da UFMG, com a participação, além de poetas mineiros, de Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos, Benedito Nunes, Pedro Xisto, Roberto Pontual, Luiz Costa Lima e Paulo Leminski. Uma oportunidade para o público vivenciar um importante evento que mobilizou Belo Horizonte e trouxe para cá importantes poetas de todo o país.

Os desdobramentos das obras de Affonso Ávila também podem ser encontrados na exposição. Além da mostra de desenhos e partituras com poemas musicados do escritor, serão apresentados vídeos no terceiro momento desse espaço dedicado ao poeta. Uma oportunidade para aqueles que queiram conhecer de perto os 80 anos da vida desse poeta belorizontino, cuja trajetória se mistura com períodos importantes da história da capital.

Todas essas atividades fazem parte do Projeto Affonso Ávila 80 Anos, desenvolvido pelo Centro de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

 

Serviço

Exposição: constructopoético - affonso80anosávilla

Data: 10 a 29 de junho

Horário: de terça a sábado, de 9h30 às 21h, e domingo, de 16h às 21h

Local: Galeria Arlinda Corrêa Lima – Palácio das Artes

Entrada franca

 

Seminário – 26/06, das 9h às 18h, Sala Juvenal Dias

Inscrições gratuitas pelo telefone 3409-4624 (Centro de Estudos Literários da UFMG)

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial