quinta-feira, 19 de junho de 2008

34° Festival de Inverno de Itabira - Fundação Carlos Drummond de Andrade

"No meio do caminho" é o tema do 34º Festival de Inverno de Itabira. Uma homenagem aos 80 da publicação do poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade na Revista Antropofágica e aos 40 anos da primeira edição do livro Boitempo.
Sentimentos contraditórios e escandalizados com a nova maneira de se utilizar a língua portuguesa, fora dos padrões convencionais e da norma culta, foram despertados com "No meio do caminho" nos mundos literário e acadêmico.
E esta é a proposta do 34º Festival de Inverno de Itabira. Provocar sentimentos vários através da arte como elemento transformador do ser. Um leque de opções, dos mais variados estilos, para agradar a todos que amam a cultura, a arte, a vida. Assim, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, que comemorou 23 anos de existência, preparou o 34º Festival de Inverno de Itabira.
Vamos, conosco, celebrar a vida!
Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade
 
 
 
16 de Julho – Quarta - feira

15h - Intervenções Circenses com a Cia. Off-Sina – Rio de Janeiro/RJ, na Prefeitura de Itabira, Secretaria de Ação Social, Shopping Plaza Avenida, Câmara Municipal e FCCDA

Fazenda do Pontal

19h30 - Abertura de Exposição: Portais de Minas – Mostra de Arte Aldravista – da artista plástica Déia Leal – Mariana/MG (exposição de arte com 30 obras em acrílico e óleo sobre tela em torno do tema Portais)

Igreja do Campestre

20h30 - Concerto na Igreja do Campestre, com Weber Lopes (BH/MG) e Paulo Bellinati (SP) (Os instrumentistas dividem o palco para mostrarem um diálogo e estilos e técnicas diferentes, resultando em uma mistura saborosa com repertório de músicas autorais e clássicos da música brasileira arranjadas, especialmente, para duo de violões. Bellinati é um dos instrumentistas mais respeitados no exterior e Weber Lopes, é considerado um dos melhores da nova geração)
 
Para visualizar a programação completa, acesse:
 
 
 
Em sua 3ª Edição, o Circuito do Sabor - Comida de Bar, Restaurante, Pizzaria e Sanduíches de Itabira que acontecerá de 12 a 27 de julho, torna-se evento fixo do Festival de Inverno de Itabira.
Realizado pela Acita e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, tem o apoio da Prefeitura de Itabira e Vale. Com a finalidade de promover os estabelecimentos do segmento alimentício de Itabira, os freqüentadores, além de degustarem os diversos pratos e tira-gostos, poderão votar escolhendo a melhor comida; a melhor bebida; a higiene; o atendimento e o cuidado com o meio ambiente (separação dos resíduos para reciclagem).
 
A realização do 34º Festival de Inverno de Itabira só é possível com o apoio incondicional de nossos parceiros. Assim, arte e cultura circulam em todos os cantos da cidade, nos distritos e nas localidades rurais atuando como elemento transformador do ser humano
 
SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR, ACESSE:
 
 
Nesta exposição, insinuações de minas ou de Minas são lançadas em todas as telas, para que o leitor reconstrua alguma idéia de mineração a partir de metonímias de Minas Gerais (conteúdos emaranhados do continente mineiro). As pinceladas abdicam do traço e lançam-se exclusivamente em manchas de algo que demarca perfurações no solo em ordenação de jogos de profundidade com perspectivas sobrepostas e aberturas para esconderijos ou fugas sob teias emaranhadas. A artista abre mão da composição da arte através de traços e desenhos que resultam em imagens para jogar acrílico, óleo com algum grattage ou cordas sobre telas, numa insinuação de temas em movimentos até que narrativas surjam da explosão de cores na instauração de possibilidades de significação e de sentido. A liberdade metonímica é o pilar da arte aldravista, que pergunta insistentemente ao espectador: o que é que só você vê. As telas mostram o nascimento de Minas, representado pela tela "Luzia", fóssil de 11 mil anos encontrado na região de Lagoa Santa, a cristandade ou a luta pela liberdade com a tela "martírio", metonímia de Tiradentes ou de Jesus Cristo e muitos outros portais que nos levam à idéia de mineiridade.
 
CATÁLOGO:
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial